Quem treina sabe que é importante manter uma rotina saudável, com sono regulado, bebendo uma quantidade de água adequada e se alimentando bem, mas de forma balanceada.
Até porque para treinar precisamos de energia e nosso corpo ganha essa energia com a ajuda de alimentos e também de um bom descanso.
Por isso, entender o que é uma boa alimentação para musculação pode melhorar o desempenho. A musculação é uma atividade física muito importante e popular.
Os movimentos são conhecidos por aprimorar o condicionamento cardiorrespiratório, diminuir a quantidade de gordura, auxiliar no processo de emagrecimento e evitar a incidência de doenças crônicas.
Com todos esses benefícios e também por ser uma forma de conquistar o físico ideal, esse treino segue ganhando novos adeptos.
Entretanto, pensar em uma alimentação para a musculação faz parte da rotina saudável, ainda mais se o objetivo for perder peso.
Tudo no nosso corpo funciona de forma interligada e por isso o processo de mudança, como o emagrecimento, requer comprometimento em vários aspectos.
E se você quiser mais informações sobre a alimentação para musculação basta continuar a leitura e conferir tudo.
Por que é importante se alimentar bem enquanto treina?
A alimentação é um pilar da rotina saudável, é importante ter hábitos que vão ajudar no treino e também melhorar a sua qualidade de vida.
Pois, ter uma dieta balanceada pode diminuir riscos de doenças crônicas, melhorar a disposição e também impulsionar o processo de emagrecimento.
Outro detalhe importante é a questão da energia, se você não se alimenta com comidas que trazem benefícios ao corpo é muito difícil ter forças para realizar um treino de musculação, por exemplo.
Ainda mais porque a musculação ajuda a conquistar mais massa muscular, tonificar o corpo e também potencializa o gasto calórico.
Por isso é importante ter uma alimentação que esteja de acordo com o seu plano de treino, sem isso é possível experimentar alguns sintomas, como por exemplo: tontura, enjoo, fadiga e até mesmo hipoglicemia.
Tudo isso vai afetar diretamente o seu desempenho e a busca pelo objetivo central.
A alimentação para musculação leva em conta o tipo de treino e esforço realizado durante os movimentos. Sem isso é impossível atingir uma rotina saudável, ou então ter qualidade de vida.
Porém, o processo pode ser mais simples do que parece, logo abaixo vamos exemplificar algumas refeições indicadas. Acompanhe!
Alimentação para musculação: pré-treino
Saber como se alimentar no pré-treino é muito importante, pois como é o alimento que deve ser consumido antes do treino é importante para oferecer a energia necessária que um treino de musculação exige.
Existem diversas opções de alimentação para o pré-treino da musculação. Porém, é importante levar em consideração os alimentos que tragam mais energia, disposição e sagacidade para impulsionar o seu desempenho.
É por isso que nesses casos, os carboidratos são super bem-vindos, sabemos que às vezes eles podem atrapalhar a dieta, mas é importante saber reconhecer o poder deles.
Os carboidratos são alimentos que se tornam glicose no organismo, o que gera energia e potencializa ao máximo o seu treino.
Uma dica é optar pelas alternativas saudáveis, que são aqueles com baixo índice glicêmico.
Como por exemplo: Frutas, pode ser banana, pera, ou sucos da fruta sem açúcar, aveia, vitaminas, açaí, batata doce, mandioca e carboidratos integrais, como pão, arroz, grãos e macarrão, são alguns exemplos.
Outra dica importante é tentar sempre adicionar uma proteína na sua alimentação, como frango grelhado ou queijo cottage. Além de carboidrato é interessante ter alimentos como esses.
Além dessas dicas e informações, temos uma informação bônus: a pasta de amendoim pode ajudar a diminuir o índice glicêmico da refeição.
Ou seja, isso significa que o alimento não permite que o carboidrato seja absorvido rapidamente, o que evita a hipoglicemia durante o exercício.
Alimentação durante o treino
Para alimentação durante o treino é importante levar em consideração o tempo.
Por exemplo, em um treino curto, com menos de uma hora é recomendado ingerir 200 ml de água a cada 20 minutos de exercício.
Agora, se por acaso o treino passar de uma hora, é recomendada a ingestão de 50 ml a 100 ml de água a cada 20 minutos, e acrescentar de 30 a 60 g de carboidrato para repor o glicogênio muscular. Isso ajuda a melhorar o desempenho e retardar a fadiga.
Alimentação pós-treino
Todo mundo sabe que treinar gasta muita energia, por isso no pós-treino é importante repor o que foi gasto e também dar uma boa atenção para recuperação dos músculos.
Mesmo que bata aquela vontade de sair comendo um monte de coisa, é preciso entender a sua real necessidade.
Na hora da fome é normal pensar em comer uma besteira ou algo do tipo, mas sempre se cerque de opções saudáveis para continuar o processo de rotina saudável.
Esse é um bom momento para incluir no cardápio as proteínas, são alimentos de extrema importância para o processo de tonificação do corpo.
Temos algumas dicas de alimentos que podem ser aliados na dieta de pós-treino, como por exemplo ovos, carnes magras, abacate e claro que os famosos wheys não iam ficar de fora.
Alguns suplementos proteicos são usados por grande parte dos frequentadores de academias, porém é importante ter informações e acompanhamento profissional para isso.
Essas são algumas das recomendações de uma boa alimentação para musculação, vale a pena se manter informado sobre o assunto.
Dicas bônus para um bom treino de musculação
Além da alimentação, a musculação também requer outros cuidados como por exemplo, o uso de roupas adequadas para o treino.
Uma boa roupa de academia pode impulsionar ainda mais o seu desempenho e trazer até mais disposição.
Por isso, a Manalinda é a loja ideal, o estoque tem belos conjuntos, leggings, tops e muitos outros modelos de roupas fitness, tudo com muita qualidade e estilo.
Conclusão
Com todas essas informações ficou bem mais fácil decifrar qual a melhor alimentação para musculação.
Lembre-se das nossas dicas e continue se cuidando.